Você está em

Central do Conhecimento

31/05/2010

Estudo relaciona câncer de bexiga à carne bem passada

Pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram recentemente que o consumo de carne em excesso, em especial da carne bem passada, pode dobrar o risco de desenvolver câncer de bexiga. O estudo, apresentado na 101ª edição da American Association for Cancer Research, comprovou que as aminas heterocíclicas (HCA), substâncias geradas quando a carne é exposta a altas temperaturas, causam câncer de bexiga. Esse risco, no entanto, é muito maior quando a carne é bem passada e especialmente maléfico no consumo de carne bovina e suína.

A carne bem passada, até então considerada a forma mais saudável do consumo do alimento se mostrou igualmente danosa ao organismo. Para o urologista Marcos Dall’Oglio, o estudo é um alerta à nossa alimentação: “Somente com uma dieta equilibrada poderemos nos proteger dos riscos presentes em determinados alimentos quando ingeridos excessivamente e por tempo prolongado”. Segundo ele, o câncer de bexiga tem maior incidência em homens do que em mulheres: para cada três pacientes do sexo masculino com a doença, há uma mulher com tumores na bexiga.

O estudo dos pesquisadores norteamericanos também relacionou a doença com algumas alterações genéticas desfavoráveis. Analisado o DNA de cada um dos participantes da pesquisa, eles verificaram que alguns genótipos desfavoráveis ao metabolismo do HCA contribuíam para o aparecimento da doença. Segundo um dos cientistas, os resultados são um grande passo na prevenção da doença levando em consideração fatores nutritivos, ambientais e genéticos.

Causas e prevenção

O Dr. Marcos Dall’Oglio estima que no ano passado foram descobertos aproximadamente 46 mil casos de câncer de bexiga no Brasil, dos quais pouco mais de nove mil resultaram em morte. O principal causador da doença é o tabagismo. Segundo o médico, 65% dos pacientes com a doença tiveram no cigarro o principal fator cancerígeno. “Outros agentes relacionados pelos estudos epidemiológicos compreendem a ingestão de café e adoçantes artificiais, todavia estes agentes confundem-se devido associação comum com o tabagismo.”, explica Dall’Oglio. Ele acrescenta alguns outros fatores, como a ingestão de soja, chá mate e gorduras saturadas, infecções crônicas na bexiga, uso de cateteres por um tempo prolongado e radioterapia pélvica para tratamento do adenocarcinoma na próstata.

Para prevenir a formação desse tipo de tumor, o urologista recomenda a ingestão de alguns alimentos ricos em isocianatos, um componente molecular que tem ação antitumoral por meio de enzimas protetoras de células: cenoura e vegetais crucíferos (como brócolis, repolho, couve, palmito). Além disso, a ingestão de selênio (encontrado principalmente na castanha do Pará) e o consumo de frutas cítricas e maçãs também podem auxiliar a impedir a formação da doença.

Poste seu comentário também:

Para continuar é preciso informar:



*
*
*
Reload Image CAPTCHA Image

Indique para um amigo

Medicamentos
Por nome
Por especialidades
Por doenças
Por princípio-ativo
Pacientes
Blog Saúde em Foco
Meu Cadastro
Central de Ajuda
Prof. de Saúde
Central do Conhecimento
Meu Cadastro
Central de Ajuda
Laboratórios
Vantagens
Meu Cadastro
Central de Ajuda
MEDICSUPPLY
Notícias
Contato
Pacientes
Profissionais de saúde
Laboratórios
Trabalhe conosco
BlogBlogs.Com.Br