Pesquisadores americanos e canadenses sugeriram que o consumo de refrigerantes pode resultar na gota, doença que causa dores nas articulações e artrite aguda. Segundo o estudo, publicado na revista British Medical Journal, homens que tomam dois ou mais copos da bebida diariamente, têm 85% mais chance de desenvolver o problema.
Os cientistas constataram que o aumento dos casos de gota nos Estados Unidos coincidiu com o crescimento do consumo de refrigerantes. Para observar essa relação, os especialistas acompanharam durante 12 anos, 46 mil homens, por volta dos 40 anos e sem histórico da doença. Eles responderam questionários sobre alimentação e consumo de bebidas. Ao longo da pesquisa, foram diagnosticados 755 casos de gota.
Os médicos fizeram ainda outro alerta: a alta ingestão de sucos também pode desencadear a doença. Os pesquisadores sugerem que a frutose, açúcar presente em grandes quantidades em frutas como maçã e laranja, eleva o ácido úrico no sangue e cria um depósito de cristais de sódio nas articulações.
Fonte: G1