Estudo desenvolvido por pesquisadores da Duke University, nos Estados Unidos, sugere que a cafeína pode aumentar o nível de açúcar no sangue dos pacientes de diabetes tipo 2. Durante a pesquisa, publicada na revista científica Diabetes Care, os cientistas monitoraram o nível de glicose de 14 diabéticos e concluíram que a substância pode aumentar a taxa diária em até 8%.
Os pesquisadores deram dois comprimidos aos participantes: um placebo e uma cápsula de cafeína equivalente a quatro xícaras de café. Os voluntários alternaram a ingestão das pílulas diariamente e tiveram os níveis monitorados. Os cientistas concluíram que a cafeína interfere no processo que transporta o açúcar do sangue para o músculo e outras células do corpo, aumentando assim a glicose. Além disso, de acordo com eles, a substância pode ativar a liberação de adrenalina, contribuindo para elevar essa taxa.
Os responsáveis pelo estudo sugerem que os pacientes que estão controlando o nível de glicose, e tomam café freqüentemente, tentem interromper o consumo da bebida para verificar se ocorre alguma diferença.
Fonte: G1