Segundo artigo publicado na Circulation, pesquisadores da Universidade de Medicina de Northwestern, em Chicago (EUA), estudaram os efeitos de nutrientes da dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension ou Métodos para Combater a Hipertensão através da Dieta) no comportamento da pressão arterial.
A dieta DASH, que é baseada no consumo de pouco sal e muitos vegetais, frutas, carnes magras, cereais e grãos, aumenta a ingestão de ácido glutâmico e ajuda a diminuir a pressão arterial.
Sobre a pesquisa
Durante os estudos, a pressão sistólica ficou em 1,5 a 3,0 mmHg e a diastólica em 1,0 a 1,6 mmHg mais baixas do que as pessoas que não aderiram à dieta DASH. “A redução é pequena se consideramos cada indivíduo, mas se considerarmos esses números como um índice geral na população, o resultado é muito importante em termos de redução de mortalidade por doença cardiovascular”, explica o Dr. Décio Mion especialista no tratamento da hipertensão arterial. Foram avaliados 4680 indivíduos, com idades entre 40 e 59 anos, da China, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.
Entretanto, cuidar somente da alimentação ajuda, mas não é tudo. A dieta DASH deve estar aliada também a atividades físicas, controle do sal, do álcool, do peso e do estresse. Dr. Décio esclarece que todos esses fatores são muito importantes para nossa saúde. “Fazer exercícios periodicamente e manter o peso são fundamentais, pois sempre que engordamos consequentemente a pressão arterial sobe, e quando perdemos peso, ela diminui” alerta.