Dois estudos indicam o consumo de chocolate amargo a pacientes portadores de hipertensão
O American Journal of Hipertension publicou uma pesquisa realizada por cientistas alemães e ingleses que mostra uma análise de estudos randomizados e controlados para avaliar os efeitos anti-hipertensivos dos produtos do cacau ricos em flavonóides, como o chocolate amargo.
No total foram avaliados 10 estudos nos quais estavam envolvidos 297 adultos normotensos ou com pré-hipertensão. O tratamento durou de duas a 18 semanas e, para a alegria dos chocólatras, as análises confirmaram o efeito protetor dos produtos contra a hipertensão. Esta pesquisa, porém, não contemplou a dose apropriada e os efeitos em longo prazo da sua utilização.
Resultados da pesquisa anterior
Em 2005, pesquisadores da Universidade L’Aquila (Itália) e de Tufts (EUA) já haviam publicado estudo similar (Cocoa Reduces Blood Pressure and Insulin Resistance and Improves Endothelium-Dependent Vasodilation in Hypertensives) em periódicos científicos.
Após uma fase de 7 dias sem ingestão de chocolates, 20 pacientes portadores de hipertensão essencial nunca tratados (10 indivíduos do sexo masculino) foram aleatoriamente designados para ingerir 100g chocolates escuros ao dia (contendo 88g de flavonóides) ou 90g de chocolate branco ao dia (sem flavonóides), de modo isocalórico, por 15 dias.
Após segundo período de 7 dias sem ingestão de chocolates, de qualquer tipo, os pacientes foram submetidos a medidas ambulatoriais por 24 horas, dilatação mediada por fluxo, testes de tolerância à glicose, colesterol sérico e marcadores de inflamação vascular.
Os pesquisadores perceberam que o consumo de chocolates escuros proporcionou redução da pressão arterial e do LDL-colesterol sérico, melhorou a dilatação mediada por fluxo e a sensibilidade insulínica em pacientes portadores de hipertensão.