Cientistas da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha, sugerem que ao tomar até três xícaras de café por dia, as mulheres podem diminuir em 25% as chances de morrer por doenças cardíacas. A equipe defende ainda que consumir até seis doses da bebida diariamente não oferece mal às pessoas de ambos os sexos.
Os pesquisadores acompanharam o estado de saúde e o estilo de vida de 84 mil mulheres e 41 mil homens durante 18 anos. Os benefícios do café foram verificados entre as mulheres. Apesar de não apresentarem os mesmo resultados, os homens não sofreram danos pelo consumo da bebida.
Os especialistas não explicaram a ligação entre a bebida e a redução das chances de mortes ligadas a doenças cardíacas entre as mulheres. No entanto, eles explicam que o resultado não tem relação com a cafeína, já que mesmo aquelas que só tomavam o produto descafeinado também diminuíram esse risco. A coordenadora da pesquisa, Esther Lopez-Garcia, afirmou que mais estudos devem ser realizados para detectar os benefícios da bebida contra as doenças cardíacas.
Fonte: BBC