Comer bem, além de fazer parte de uma vida mais saudável, também é pré-requisito para a prevenção de inúmeras doenças, em especial as cardiovasculares. A comprovação foi feita por um estudo da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, em que pesquisadores avaliaram os benefícios do consumo diário de alimentos ricos em fibras – parte comestível de plantas que resiste à digestão – em relação à prevenção de doenças cardíacas.
O estudo, apresentado em março na cidade de Atlanta, nos Estados Unidos, nas Sessões Científicas de 2011 da Associação Americana de Nutrição, Atividade Física e Metabolismo, Epidemiologia e Prevenção de Doenças Cardiovasculares, analisou cerca de 11 mil pessoas, relacionando seu perfil dietético, pressão sanguínea, colesterol, vício em tabaco, histórico alimentar e a partir daí prevendo os riscos de se desenvolver doenças cardiovasculares.
Fibras e faixa etária
Conforme analise do estudo, as pessoas na faixa etária de 20 a 59 anos que têm um consumo mais alto de fibras comparado àquelas com um consumo mais baixo, mostraram um risco estatisticamente menor de sofrerem doenças cardiovasculares. No entanto, a diminuição desses riscos varia com a idade. A pesquisa também demonstrou que a ingestão de fibras em adultos de 60 a 79 anos não estava tão altamente relacionada aos riscos de doenças cardiovasculares.
Benefício múltiplo
Uma dieta rica em fibras, de acordo com os padrões da Associação Cardíaca Americana, recomenda o consumo de 25 g de fibras por dia. Para o cardiologista da Universidade de Northwestern, Donald M. Lloyd-Jones, o ideal é que essas fibras sejam provenientes de alimentos integrais e não de produtos processados, como barras de cereais, shakes ou outros produtos industrializados.“Um alimento industrializado pode até ter alta quantidade de fibras, mas em geral tem grande quantidade de sódio e geralmente é mais calórico que uma maçã, por exemplo, que possui a mesma quantidade de fibras”, afirma Lloyd-Jones.
Além do benefício em relação à prevenção das doenças cardiovasculares, as fibras também são conhecidas por ajudar a perder peso, reduzir o colesterol e beneficiar pacientes com problemas de hipertensão.
