Um recente estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition descobriu que uma dieta rica em sal pode contribuir para aumentar o risco de câncer de estômago. O estudo, realizado por pesquisadores da Coreia do Sul — país com alto índice da doença — avaliou mais de dois milhões de coreanos e constatou que o consumo excessivo de sal aumenta em até 10% as chances de se contrair esse tipo de câncer.
Segundo o oncologista do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), Dr. Luiz Antonio Negrão Dias, essa relação entre o consumo de sal e o câncer de estômago, embora não seja clinicamente comprovada, já é estudada há bastante tempo. “Antigamente, quando as pessoas não tinham geladeiras, o alimento precisava ser salgado para conservar suas propriedades e o índice de câncer de estômago naquela época era maior do que hoje”, explica. Ele acrescenta que a percepção dessa relação tem contribuído para reduzir a mortalidade pela doença a cada ano.
Comportamentos de risco
A culinária salgada não é o único fator responsável pelo aumento do risco de câncer de estômago. O Dr. Negrão Dias aponta outros alimentos que, se consumidos em excesso, podem contribuir para o surgimento de tumores. Comidas enlatadas, defumadas ou com muito tempero — inclusive pimenta — são alguns exemplos. Ainda segundo o médico, estudos recentes comprovaram que estômagos com pouca acidez tendem a desenvolver tumores mais do que estômagos com grande quantidade de ácido. Já o sal deve ser consumido apenas para dar sabor à comida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha não ingerir mais do que cinco gramas de sal por dia.
