Ingerir legumes e frutas protege contra o câncer menos do que se esperava. Essa é a conclusão de um grupo de peritos da Fundação Mundial de Pesquisa do Câncer e do Instituto Americano para Pesquisa do Câncer, nos Estados Unidos, a partir de uma revisão de estudos já existentes.
As pesquisas, divulgadas no último dia 7 de fevereiro, foram realizadas com 478 mil europeus e sugerem também que a ingestão de duas porções extra de vegetais por dia tinham apenas um pequeno efeito na prevenção do câncer, porém, isso não significa que esses alimentos devam ser excluídos da dieta diária.
De acordo com os pesquisadores, os estudos mostraram que os vegetais não-amiláceos (alimentos sem amido) protegem contra o câncer de boca, laringe, esôfago e estômago, mas não contra outros tipos de câncer.
Segundo eles, se estudarmos os vegetais ricos em amido e vegetais não-amiláceos como um grupo, o efeito benéfico pode não ser detectado, isso porque os benefícios e os danos podem anular-se mutuamente. Além disso, os vegetais podem prevenir câncer de locais específicos, ao invés de todos os cânceres.
Para Fábio Gomes, nutricionista do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o importante é que as pessoas consumam mais alimentos saudáveis e menos aqueles industrializados, que prejudicam a saúde do ser humano e contribuem para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer. “Temos células cancerígenas em nosso intestino e comer alimentos saudáveis, além de garantir o bom funcionamento do órgão, também contribui para a eliminação dessas substâncias e a diminuição do risco de desenvolver câncer nessa região”, explica.
Segundo ele, se a população alia-se tanto a alimentação saudável quanto exercícios físicos e ingerir bastante água, o número de casos de câncer poderia diminuir. “Estudos nos mostram que se a população mantivesse esses três passos, de cada cinco casos de câncer, um poderia ser evitado”, conta.
Consumir alimentos como cereais integrais, hortaliças, frutas e beber bastante água são fatores que podem diminuir a possibilidade de incidência da doença. O ideal é que seja consumido pelo menos 400 gramas de frutas, legumes e verduras todos os dias. “Quanto mais consumir, melhor. Mas é importante salientar também que as pessoas devem procurar variar o máximo possível esses alimentos, de forma que não busquem em apenas um a quantidade de nutrientes desejada”, aconselha.
Além disso, uma boa alimentação pode evitar a obesidade tanto na adolescência quanto na vida adulta. Ter uma vida saudável é outro fator que pode ajudar na prevenção de doenças como o câncer.
Outro alimento protetor é o leite materno que beneficia contra o câncer de mama além da mãe, a própria criança. “Por isso, é importante a amamentação até os seis meses de idade. O câncer também deve ser prevenido no início da vida e a amamentação pode ajudar nessa tarefa”.
Segundo dados do Inca, a expectativa é de que este ano cerca de 500 mil novos casos de câncer acometam a população brasileira. Por isso, é importante o consumo diário de legumes e frutas e a prática constante de exercícios físicos para se manter saudável e assim evitar não apenas o câncer, mas outras doenças também.
