Um novo estudo, publicado em novembro no jornal da Associação Norte-Americana de Pesquisas contra o Câncer, sugere que o chá verde reduz a incidência de câncer bucal. Este estudo vem se somar a vários outros que relacionam os benefícios das substâncias presentes no chá verde com o tratamento dos mais diversos tipos de câncer.
Pesquisadores da Universidade do Texas (EUA) analisaram a ingestão de chá verde, tomado oralmente durante três meses. O chá foi ingerido em três doses diferentes – 500 mg, 750 mg e 1.000 mg – por pacientes com lesões “pré-malignas”.
Os resultados mostraram que 58,8% dos pacientes que tomaram a dose mais elevada do chá verde apresentaram respostas clínicas ao tratamento, em comparação com 18,2% do grupo que tomou apenas placebo. Os pacientes que tomaram o chá verde não apresentaram sintomas relacionados à toxidade, como náuseas e vômitos.
Para a nutricionista Roseli Rossi, especialista em Nutrição Clínica, uma grande preocupação de pesquisadores e da indústria farmacêutica é encontrar drogas anticancerígenas que apresentem boa eficácia e baixa toxicidade. De acordo com a nutricionista, as catequinas, compostos fenólicos presentes no chá verde, pelos estudos realizados por vários autores, têm demonstrado uma atividade quimioprotetora importante, porém merecendo mais investigações sobre a dose e momentos de investigação do chá. “É importante não só conhecer a ação das catequinas, mas também estudar os mecanismos envolvidos nessas atividades biológicas. Sendo assim, as catequinas poderão ser um agente quimioprotetor ao alcance de toda a população como adjuvante no tratamento e prevenção para diferentes patologias” sugere.
Dra. Roseli Rossi é Nutricionista Especialista em Nutrição Clínica (CRN 2084) da Clínica Equilibrio Nutricional.
