Você está em

Blog Dicas de Saúde

06/06/2011

Cerveja e variação genética podem levar a maiores riscos de câncer gástrico

A tradicional cervejinha do happy hour pode não ser tão amistosa quanto parece. Um estudo espanhol, publicado em abril de 2011, revelou que a combinação de consumo de cerveja em excesso e uma variação genética específica pode levar a um risco maior de desenvolver câncer de estômago.

O estudo, realizado pelo Instituto Catalão de Oncologia, na Espanha, foi apresentado na 102ª Reunião Anual da Associação Norte-Americana de Pesquisa do Câncer, em Orlando, na Flórida.

De acordo com o líder da pesquisa, Eric Duell, os resultados apontaram que o risco de desenvolver câncer gástrico também é elevado, ainda que não significativo, para aquelas pessoas que não apresentam a variante genética identificada como rs1230025, porém consumem uma quantidade excessiva de cerveja e para aqueles não-bebedores, mas que possuem as variações rs1230025 ou rs283411.

“Ter esses dois fatores de risco – consumo elevado de cerveja e a variante genética rs1230025 – parece ser pior em termos de risco de câncer gástrico do que ter apenas um ou nenhum”, afirma o pesquisador

Aparentemente inocente

Embora comparativamente a cerveja tenha menor teor alcoólico que uma dose de uísque ou taça de vinho – 5% da cerveja contra 40% do uísque e 12% do vinho, a dosagem consumida dessa bebida é bem maior que a das outras. “A cerveja é teoricamente inocente”, afirma o clínico geral do hospital Sírio Libanes, Alfredo Salim Helito. “Enquanto você consome uma dose de 140ml de vinho que tem 14% de álcool, uma lata de cerveja tem 355ml. E raramente as pessoas tomam apenas uma latinha”.

O médico alerta ainda para os outros perigos da cerveja: “é um alimento altamente calórico, o que favorece a obesidade e a formação da gordura abdominal, que é uma gordura perigosa para o organismo, em especial para o sistema circulatório. Além de câncer no estômago, a cerveja e o álcool também podem contribuir para o aparecimento de câncer no fígado e no esôfago”, complementa Salim Helito.

Pesquisa na prática

A pesquisa analisou pessoas com idades entre 35 e 70 anos, durante os anos de 1992 a 1998. Observou-se o tipo de álcool consumido (cerveja, vinho ou outro tipo de álcool) e sua relação com o câncer gástrico. Os cientistas concluíram que aqueles que bebiam mais de 60g de álcool proveniente de cerveja por dia tinham um risco 65% maior de desenvolver o tumor que as pessoas que consumiam até 5g de álcool por dia. Para se ter uma idéia, uma lata de cerveja tem, em média, 14g de álcool.

Quando analisada, a cerveja demonstrou ser potencialmente mais nociva à saúde do que as demais bebidas alcoólicas, pois tem maior risco de ocasionar câncer. “Quem é bebedor crônico de cerveja e ainda ​​possui o rs1230025 corre um risco 700 vezes maior de desenvolver câncer de estômago em comparação com as pessoas sem a variação do gene que consomem menos de um drinque por dia”, enfatizou o pesquisador Eric Duell.

O câncer de estômago é uma enfermidade que atinge em sua maioria homens, na faixa etária de 70 anos. No Brasil, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor do estômago aparece em terceiro lugar na incidência entre homens e em quinto, entre as mulheres.

Já nos Estados Unidos, apenas em 2010, o câncer de estômago causou 10.570 mortes, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer.

A relação entre câncer e o consumo excessivo de álcool já vem sendo estudada há muito tempo, inclusive no Brasil, através de estudos de caso-controle.

Poste seu comentário também:

Para continuar é preciso informar:



*
*
*
Reload Image CAPTCHA Image

Indique para um amigo

Medicamentos
Por nome
Por especialidades
Por doenças
Por princípio-ativo
Pacientes
Blog Dicas de Saúde
Meu Cadastro
Central de Ajuda
Prof. de Saúde
Central do Conhecimento
Meu Cadastro
Central de Ajuda
Laboratórios
Vantagens
Meu Cadastro
Central de Ajuda
MEDICSUPPLY
Notícias
Contato
Pacientes
Profissionais de saúde
Laboratórios
Trabalhe conosco
BlogBlogs.Com.Br