O uso frequente de antiinflamatórios pode reduzir em até 21% o risco de uma mulher ter câncer de mama, garante um estudo publicado da revista científica "Journal of the National Câncer Institute".Cientistas espanhóis e canadenses revisaram 38 pesquisas sobre a relação entre a doença e o uso dos remédios por 2,7 milhões de mulheres. Eles observaram que o uso frequente dos antiinflamatórios causa uma redução média de 12% no risco de se desenvolver câncer de mama.
Hipóteses a confirmar
Os cientistas identificaram que naquelas que tomavam aspirina, a redução foi de até 13%, enquanto o consumo regular de ibuprofeno reduziu os riscos em até 21%.
"Os resultados são enco-rajadores e podem nos ajudar a compreender melhor a importância do papel das inflamações no desenvolvimento da doença" disse Mahyar Etminan, da Universidade de British Columbia, no Canadá, que coordenou o estudo.
Etminan ressalta que os resultados devem ser considerados apenas como hipóteses. O cientista não recomenda o uso frequente dos medicamentos para mulheres íque querem se prevenir da doença até que testes clínicos confirmem os resultados.
Fonte: Extra
Data: 10-10-08
Divulgado: Oncoguia
